Problemas com Bagagem | Reclame voo
Pular para o conteúdo principal

Conheça seus direitos

Problemas com Bagagem

Problemas com a Bagagem

 

De acordo com a ANAC – Agencia Nacional de Aviação Civil pode ocorrer três distintos problemas com sua bagagem: Extravio, danos e furto. Veja abaixo como proceder em cada uma delas.

Observação: Mesmo a bagagem sendo encontrada e devolvida após o extravio, o consumidor tem direito a receber uma indenização por todo o estressee abalos de natureza psicológica que tenha vivenciado por culpa da companhia aérea que descumpriu o contrato de transporte.

Para saber se seu caso é indenizatório


Extravio de bagagem

Caso sua bagagem seja extraviada, procure a empresa aérea preferencialmente ainda na sala de desembarque ou em até 15 dias após a data do desembarque e relate o fato em documento fornecido pela empresa ou em qualquer outro comunicado por escrito. Para fazer sua reclamação, é necessário apresentar o comprovante de despacho da bagagem. Caso seja localizada pela empresa aérea, a bagagem deverá ser devolvida para o endereço informado pelo passageiro. A bagagem poderá permanecer na condição de extraviada por, no máximo 30 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais). Caso não seja localizada e entregue nesse prazo, a empresa deverá indenizar o passageiro.

Bagagem danificada

Procure a empresa aérea para relatar o fato logo que constatar o problema, preferencialmente ainda na sala de desembarque. Esse comunicado por escrito poderá ser registrado na empresa em até 7 dias após a data de desembarque.

Furto de bagagem

Procure a empresa aérea e comunique o fato, por escrito. A empresa é responsável pela bagagem desde o momento em que ela é despachada até o seu recebimento pelo passageiro. Além disso, registre uma ocorrência na Polícia, autoridade competente para averiguar o fato.

Importante: em qualquer um dos casos acima, lembre-se de guardar as passagens aéreas e o comprovante de despacho da bagagem. Não esqueça também de se dirigir imediatamente ao guichê da companhia aérea ou ao posto da ANAC dentro do próprio aeroporto e fazer a reclamação, sempre pedindo uma cópia desta reclamação para posteriormente ser ressarcido..

Para mais informações Clique aqui

Quer ficar por dentro dos seus direitos?

Te enviaremos atualizações da lei, notícias de casos e muito mais

The subscriber's email address.